domingo, 9 de junho de 2013

Disciplina Positiva

Uma coisa que eu aprendi, nesses dois anos e meio como mãe, é que quando o assunto são filhos, "faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço" não funciona. O ambiente familiar é a primeira escola dos nossos filhos e os exemplos obtidos em casa serão referência para as atitudes deles hoje e no futuro.

É no cotidiano da própria criança, através de observar as pessoas que estão a sua volta e no modo como as tratam, que ela conduzira seu próprio comportamento. As crianças se espelham nos relacionamentos que seus pais mantem entre si e com o mundo para conduzir suas próprias atitudes. O aprendizado na infância é naturalmente inserido na vida da criança. Se ela vive em um ambiente carinhoso e compreensivo, provavelmente se mostrará da mesma forma ao mundo. Consequentemente, se o universo dessa criança for o inverso disso -violento e agressivo- ela pode não conseguir demonstrar outro tipo de atitude que não seja a violência, pois infelizmente desconhece outro tipo de tratamento.

A violência física sempre foi vista como a melhor forma de correção. Passado de geração a geração como um ciclo perverso, a punição através de palmadas era vista como a única forma de ensinar e educar os filhos. Hoje já não resta mais dúvidas de que esse tipo de correção é arcaico, completamente errado e o único sentimento que provoca na criança que está sendo punida é dor, medo e humilhação. Muitas vezes quem apanha não entende a razão da agressão.


 
"A violência física é toda ação que cause dor física numa criança, desde um simples tapa até o espancamento fatal" (Unicef)

A violência psicológica também é uma forma de agressão. Gritar, xingar, humilhar e depreciar são tratamentos abusivos que afetam essa vida em formação tanto quanto a agressão física. Se realizados com muita frequência, deixam marcas que serão levadas para toda a vida, afetando assim a  autoestima. Crianças que são psicologicamente abusadas dificilmente se sentem amadas, protegidas, acolhidas, valorizadas e aceitas.
 

Hoje, por consequência de toda a informação sobre o mal que a violência física e psicológica provocam, alguns pais que foram submetidos a elas na infância se sentem confortáveis para quebrar esse ciclo vicioso, colocando em prática a Disciplina Positiva. Porém, infelizmente, essa não é a realidade para a grande maioria de nossas crianças e jovens. Estudos comprovam que pais abusadores hoje, foram jovens provenientes de lares abusivos no passado. Esses mesmos estudos comprovam que crianças que são abusadas psicologicamente e fisicamente por seus pais ou cuidadores, se tornarão abusadores ou se submeterão a relacionamentos com parceiros abusivos.

Entenda  como funciona a Disciplina Positiva e como ela pode ser adaptada em um lar, quebrando assim esse ciclo de violência doméstica:
 


1- Dedique momentos diários a criança seja para brincar, estudar ou conversar. Esses momentos de interação são muito importantes para que a criança se sinta segura, acolhida, aceita. Diminui a ansiedade e ajuda a manter e construir o vínculo de amizade e respeito entre a criança e os pais.

2- Mantenha uma rotina positiva. Não de ordens ou ameace "vá lavar as mãos, agora!", "recolha seus brinquedos ou não deixarei mais você brincar!", "Venha jantar agora ou ficará sem comer!". Ao invés disso tente dizer: "acho que suas mãos estão sujas o que acha que deveria fazer antes do jantar?", "temos muitos brinquedos espalhados e já é hora do seu banho, que tal arrumarmos todos eles?". Respeite a capacidade de raciocínio da criança, deixe que ela tome a decisão de arrumar o seus próprios brinquedos ou de lavar as suas próprias mãos. Com o tempo essa rotina é fixada por ela que aprenderá que antes do jantar se lavam as mãos ou que antes de tomar banho recolhem-se os brinquedos.

3- Seja exemplo: obrigado, desculpa, sinto muito, com licença e por favor. Quando palavras de respeito saem da boca dos pais, é impossível não serem absorvidas pela criança. A criança reflete o que vive. Se eu quero ter um filho carinhoso e empático eu devo, primeiro, transmitir isso a ele.

4- Abrace e beije. Muitas vezes, naquele momento estressante de "birra", a única coisa que a criança precisa é de um abraço e de uma palavra de carinho vinda de seus pais.

5- Use palavras positivas. A criança se torna o que os pais dizem dela. Se a criança escuta de seus pais frases do tipo: "você é burro", "você não faz nada direito", "você é estupido", "essa criança é impossível", "essa criança é um terror"...Provavelmente, a criança terá essa visão dela mesma. Uma pessoa burra que não faz nada direito e que é um problema para os pais.

6- Oriente comportamentos desejados. A criança tem um desejo grande de descoberta e ser impedida de realizar tal desejo, por ser muito pequena, pode ser frustrante para ela. Então ao invés de dizer: "Fulano, não mexa no controle da TV". Diga: "tenha cuidado ao mexer no controle pois pode quebrar e você pode vir a se machucar" e, assim, ensine o que é ter cuidado. Simplesmente esteja junto guiando e explicando que algumas tarefas podem ser realizadas mas, sempre com a presença dos pais, enquanto ela não for grande o suficiente para realiza-las sozinho. Mudar o foco para outro tipo de situação também é uma atitude muito positiva e que, normalmente, tem bons resultados. Ao invés de dizer: "não toque nisso". Pegue um outro objeto que possa interessar a criança e diga: "Olha! você pode brincar com essa outra coisa"

7- De importância ao sentimentos. Diga a ela que realmente reconhece e se importa quando a vê chateada, frustrada, nervosa e irritada. Não ignore esses sentimentos pois ninguém gosta de ser ignorado. Não rotule a criança dizendo que ela é birrenta ou chata, além de deixa-la nervosa, não resolverá o problema.

8- Aceite a criança como ela é. Não exija da criança mais do que ela pode oferecer. Expectativas dificultam e distanciam a relação entre pais e filhos.

"Acepta a los hijo de la maneira que aceptas a los àrboles, com gratitud porque son una bendición, pero no tengas expectativas ni deseos. Uno no espera que los àrboles cambien, los ama tal como son" - Isabel Allende.

9- Respeite as limitações. Crianças são limitadas emocionalmente e fisicamente. Não estão aptas a brincarem sozinha sem um direcionamento e não se educam "by herself". Por um tempo é necessário a ajuda dos pais para que a criança aprenda a controlar suas frustrações, saber o que é certo e errado e  com compreensão ser ensinada sobre as consequências dos seus atos. As limitações físicas seguem a criança até a fase pré-adolescente portanto, entenda e aja com naturalidade quando o suco ou o leite for derramado no chão sem querer pela criança. Explique a ela que coisas assim acontecem e que com o passar do tempo essas situações não serão tão frequentes. E, vocês juntos,  poderão limpar e transformar esses momentos em aprendizagem.

10- Seja firme mais amável. É dever dos pais dizer não. Porém, a maneira como ele é dito faz toda a diferença: "Eu te amo e a resposta é não!" ou "Estou dizendo não porque te amo e quero o melhor para você!" soa bem diferente de dizer:  "Eu já disse que Não, me obedeça pois sou sua mãe!"

11- Converse, converse e converse. Utilize a mesma altura da criança e não se canse de conversar nunca pois, eles entendem muito mais do que pensamos. A paciência, o amor e a conversa evitam castigos humilhantes e desnecessários e são o caminho da disciplina positiva.

Manter uma atitude positiva é estar em constante contato com o próprio filho, direcionando, educando, ensinando sem cansar.
 
Beijos e até o próximo post!

 

23 comentários:

  1. Concordo plenamente com essa forma simples de educar, sempre com muita paciência e amor, afinal escolhemos ter e criar os nossos filhos, e precisamos dar sempre o nosso melhor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pela visita, deixe seu nome e endereço de blog da próxima vez. bjsss

      Excluir
  3. Descobri que uso bastante a Disciplina Positiva, adaptada a minha familia, por aki kkkk
    Por aqui costumamos colocar os limites nas esferas sociais q eles cabem, por exemplo quando o Nanni ficava nervoso atirava o q tivesse na mão e diziamos não dá pra atirar as coisas por q esse comportamento não é aceito nem aqui em casa nem em lugar nenhum e então damos um exemplo de como resolvemos a situação de forma aceita socialmente. Acredito q é importante a criança perceber q todos estamos submetidos a uma norma de fomportamento.
    Outra coisa é estar do lado deles durante as consequencias de seus atos. Para o Nanni estava difícil o crescimento da Manu e um dia ele foi muito agressivo. Então perdeu o banho de banheira q tanto gosta e foi deitar mais cedo, já q o comportamento se repetiu, foi doido pois ele chorou bastante e eu sabia q ele estava chorando por toda a situação e não só pelo q tinha perdido. Eu peguei ele no colo consolei o choro, e disse q era a unica coisa q eu poderia fazer no momento q eu percebi q as coisas estavam difícil, mas q a agressao não é forma de resolver nada e q eu estaria ali do lado dele durante o banho rápido e deitar cedo, porque toda escolha e ação tem consequencia.
    Depois se quiser nos conecer mais da uma passadinha lá no blog.
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, fico feliz em saber que você já praticava a Disciplina Positiva e em sabia. Eu chamo isso de coisas do coração, aquela famosa intuição materna! bjss e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OI Tamy, um excelente post. Acho muito importante esse ciclo de violência ser quebrado por comleto. A disciplina positiva, com certeza, traz muito mais benefícios. Adorei as dicas e principalmente os itens 8, 9 e 10.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma amiga dizendo que esse ciclo de violência deve ser quebrado! Isso me deixa muito feliz. Chris, Obrigada pela visita. Sou fã do seu blog e do seu modo de vida. bjsss

      Excluir
  6. Oi Tammy! Concordo muito com o sei post, e as dicas são muito válidas e eu sempre noto por aqui, quando mais atenção dou a eles, mais eles deixam de fazer coisas erradas.
    Para participar do desafio, só me mandar 4 fotos do seu pequeno fazendo a arte, uma de frente para a ficha dizendo idade, brincadeira que mais gosta e o que quer ser quando crescer, Tá convidadíssima! beijo querida! #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, querida obrigada pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado das dicas e sim, você tem toda a razão, quanto mais atenção nos damos aos pequenos menos problemas de comportamento nos teremos. Obrigada pelo convite, eu irei participar sim! bjsss

      Excluir
  7. Uso muito essa disciplina aqui em casa e nem sabia que tinha esse nome, o exemplo é muito importante na formação da criança, mas percebo que nem todos os pais se dão conta disso, uma pena.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silma,saber que ainda existem crianças que são punidas com violência e que os maus tratos são provenientes de pessoas que elas mais amam e confiam no mundo é realmente muito triste. Fico muito feliz em saber que você usa a disciplina positiva! bjsss

      Excluir
  8. aCHEI O POST SUPER LEGAL E PRINCIPALMENTE EDUCATIVO. ESPERO QUE POSSA CRIAR MEU FILHO ASSIM, JÁ ESTOU NO CAMINHO CERTO MAS AS VEZES ACHO TÃO DIFICIL!
    O IDEAL É CRIAR COM AMOR E RESPEITO!
    BJOS
    TATTY
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatty, nunca canse de conversar. É disso que nossos filhos precisam: carinho, amor incondicional e de MUITA atenção. Espero que você consiga seguir em frente com a disciplina positiva. Sua família vai ganhar muito com isso! bjsss

      Excluir
  9. Adorei seu post!!! São atitudes tão simples, né? Faz bem até para nós mesmos praticarmos o positivismo. Tudo se torna mais leve!!!

    Beijinhos

    #amigacomenta
    www.muadie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, obrigada pela visita! você falou tudo. A disciplina positiva faz bem pra toda a família! bjsss

      Excluir
  10. Muito bom!
    Não sabia que tinha esse nome mas por aqui, praticamos!!
    beijao
    Lele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, Obrigada pela visita! Eu percebi que muitas mães ainda não conheciam a disciplina positiva mas já a praticavam. Isso são coisas que o coração e a intuição materna explicam!rs bjsss

      Excluir
  11. oi Tamy... muito bom este post! Em casa seguimostra estas posturas....tudo bem que de vez em quando a paciência diminui, mas bater jamais! bjs Camila Mamãe Viver Bem Bom #amigacomenta http://viverbembom.com.br

    ResponderExcluir
  12. Camila, obrigada pela visita! fico feliz em saber que você gostou do post desse semana. Sei que as vezes a paciência é curta, principalmente, quando temos outras tarefas além de cuidar dos filhos. O bom é que disciplina positiva é um constante aprendizado. O importante é ser gentil sempre! bjssss

    ResponderExcluir
  13. Excelente post Tamy! Pequenas mudanças nas atitudes fazem toda a diferença no quesito mais importante da nossa responsabilidade como pais: a educação!
    Beijo
    Débora Araújo
    #amigacomenta
    www.personalbebe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, fico muito feliz em saber que você gostou do post! É ótimo saber que tanta gente coloca em pratica a disciplina positiva. bjsss

      Excluir