segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Shantala

Que massagem é gostosa, relaxante e faz um bem danado, todos nós sabemos. A dúvida é: um bebê também pode receber massagem? Existe algo específico que se possa ou não fazer?

Essas eram as minhas dúvidas quando comecei a pesquisar sobre o tema na internet. Conheci a Shantala em um vídeo no Youtube que me deixou tão fascinada ao ponto de buscar maiores informações a respeito. Através do livro "Loving Hands: The Traditional Art for Baby Massage" do médico Obstetra Frederick Laboyer, obtive o embasamento científico que necessitava para colocar essa técnica em prática.
 
A Shantala é uma antiga massagem indiana que, infelizmente, não guarda registros de seu surgimento. Foi descoberta e trazida ao Ocidente por Laboyer em uma de suas visitas a Índia. Ele conta que, enquanto andava pelas ruas da cidade de Calcutá, se deparou com uma mãe e seu bebê em um lindo ritual. Ela massageava o bebê de uma forma que ele nunca tinha visto antes. A partir desse dia, ele começou a estudar os benefícios dessa técnica de massagem que, por homenagem, leva o nome dessa mãe indiana.

A Shantala é recomendada a partir do segundo mês de vida. Deve ser uma prática contínua e prazerosa e é importante que seja feita em silêncio ou com música ambiente. Tenha o cuidado de sempre explicar os movimentos ao bebê mesmo que esse ainda não os entenda. Aconselha-se que a massagem seja feita pela mãe como intuito de conectar mamãe-bebê, contudo, nada impede que o pai também participe.

Benefícios da Shantala, segundo Laboyer:
  • Fortalece o sistema imunológico. Aumentando as células brancas e vermelhas do sangue;
  • Desenvolvimento emocional e motor. Através do contato com a pele;
  • Reduz a tensão e a ansiedade;
  • Evita o uso de medicação;
  • Aumenta a capacidade de combater doenças;
  • Melhora o desenvolvimento neurológico ( desenvolvimento psicomotor);
  • Promove relações afetivas saudáveis;
  • Ajuda a acalmar cólicas e regula o intestino;
  • Tonifica os músculos;
  • Promove sono regular;
  • Ajuda a diminuir a dor de dentição;
  • Aumenta a percepção de seu próprio corpo;
  • É excelente para os sistemas circulatório e linfático. Uma vez que ativa a circulação sanguínea local, dilatando os vasos periféricos, promovendo assim uma melhor irrigação sanguínea e um melhor retorno do sangue para as veias do coração;
  • Atua de forma benéfica por regular a pressão arterial. Aumentando a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos e partes do corpo manipuladas;
  • Melhora o sistema respiratório. Ajudando o organismo a liberar toxinas;
  • Melhora o sistema digestivo do bebê;
  • Contribui com o contato afetuoso e aumenta a harmonia entre o bebê e o mundo externo;
  • Traz prazer e uma sensação de relaxamento para o bebê.
Eu introduzi a prática da Shantala no meu filho exatamente no segundo mês de vida e foram continuas até ele completar um ano. Hoje, com quase 3 anos, recebe massagens esporádicas que são normalmente solicitadas por ele. Como qualquer coisa na maternidade, a massagem também não tem limite de idade enquanto satisfatório para ambos.

Como é a Shantala na prática:
 

fonte: Google
A mãe deve se sentar no chão e com o bebê no colo começar a massagem pelo tórax. É recomendado o uso de óleo próprio para massagem infantil (óleo natural que não contenha petróleo na composição) ou óleo comestível (óleo de uva comprado em mercado de produtos naturais segue como sugestão).  
fonte: Google
Com movimentos alternados, a mão direita no ombro esquerdo e a mão esquerda no ombro direito como se formasse um X, deve-se começar a massagem. Realizar pelo menos uma série de 10 vezes em cada parte do corpo em movimentos contínuos e suaves.  
fonte: Google
A próxima parte do corpo são os braços. Os movimentos devem ser circulares, começando do ombro até o pulso do bebê.

 fonte: Google
As mãos são partes importantes na Shantala. Por muito meses os bebês mantem as mãozinhas fechadas e, muitas vezes, tensas. Essa condição faz parte do desenvolvimento neurológico da criança. Depois de algum tempo de massagem é muito comum ver os bebês de mãos abertas e mais relaxadas.
 fonte: Google
Durante a massagem é importante abrir a mão do bebê com muito cuidado, massagear da palma da mão até os dedos, usando os polegares como massageadores.
fonte: Google

Os dedinhos do bebê devem ser massageados um por um, até o final das falanges.

 fonte: Google
O próximo passo é o abdômen. Usando toda a superfície da mão, a mãe deve fazer um movimento único, de cima para baixo e movimentos circulares, em sentido horário. Sempre intercalando as mãos durante a massagem. 
 fonte: Google
Depois de usar as mãos, é indicado também usar o ante braço como forma de massagear o abdômen. Utilizando de pouca força para não machucar o bebê, massageando de cima pra baixo.
 

 fonte: Google
As pernas são massageadas com os mesmos movimentos feitos nos braços. De forma circular, intercalando as mãos, com movimentos que vão da bacia até o tornozelo.
 

fonte: Google 
Os pés são massageados desde o calcanhar até os dedos com movimentos suaves porém firmes. 
 fonte: Google

fonte: Google 
É importante massagear os dedinhos dos pés um por um até o final das falanges.
fonte: Google 
Depois de terminada a massagem nos pés, vire o bebê de costas e comece a massagear a coluna em um movimento de vai e vem com as mãos.

 fonte: Google
Em um movimente alternado das mãos, desça massageando da nuca até o bumbum.
fonte: Google 
Vire o bebê de frente para massagear o rosto. Comece pela testa e desça por toda a extensão até o queixo.
 

fonte: Google 
Cruze os braços do bebê tracionando suavemente alongando-os em direções opostas. Duas vezes são suficientes. 
 fonte: Google
Faça o mesmo movimento alternado também nas pernas.
 
Depois da massagem é aconselhável um banho morno por emersão, para tirar o excesso de óleo e deixar o bebê mais relaxado.





“Sim, os bebês tem necessidade de leite,
Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
LEBOYER

3 comentários:

  1. Oi Tamy, a Shantala é ótima e eu fiz muito nas minhas filhas quando eram bebês. Alías, faço massagem nelas até hoje. Na época eu fiz uma aula para saber como aplicar a shantala nelas. O seu post está ótimo, muito bem explicadinho.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Shantala é tudo de bom! Eu amo massagem e até hj faço questão de manter esse hábito com AL.
    Ótimo post Tamy!
    Beijo
    Débora Araújo
    #amigacomenta
    www.personalbebe.com.br

    ResponderExcluir
  3. O toque é superimportante!!
    Minha filha é insegura e quando bebê o q acalentava era colinho de mãe bem apertado. E até hj, mesmo ela andando, quando alguma coisa a assusta precisa de um abraço bem apertado.
    Bjs
    Mari
    #amigacomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir