segunda-feira, 22 de abril de 2013

Circuncisão


Foi por volta do quinto mês que eu descobri que estava grávida de um menino. Devido a uma gravidez de alto risco nos primeiros meses, fui obrigada a fazer ultrasons periódicos e foi em um desses que soube, sem querer, da vinda do meu garotinho. Inesperada e surpresa fiquei pois a técnica de ultrasom, presumindo que eu já soubesse do sexo do bebê, me disse: “Your little BOY is getting bigger and health”. Durante todo esse tempo me mantive indecisa. Saber ou não o sexo do bebê? Não que eu não quisesse saber, mas simplesmente porque os problemas enfrentados me impediram de fazer planos comuns como o de me importar com o sexo da criança. Na minha concepção era como contar com o ovo antes da galinha.

A partir daquele momento a felicidade tomou conta de mim. Saber que ele já estava grande, saudável e fora de “perigo” foi um alívio. Comecei a curtir a minha gravidez sem estress e sem preocupações desnecessárias.

Nesse dia eu mergulhei no desconhecido universo masculino. Mesmo sabendo que bebês são todos "iguais" e que, por um bom tempo, seguem o mesmo padrão de necessidades fisiológicas, ainda sim senti que era importante descobrir mais sobre esse mundo paralelo ao meu e que crescia dentro de mim.

E foi no pênis a minha maior preocupação e minhas mais infinitas perguntas. Como eu devo cuidar? Como eu devo limpar? Com qual idade começam os exercícios ? Esses exercícios devem ser feitos por mim ou pela criança ? Resumindo: meu marido quase enlouqueceu tentando responder as infinitas perguntas mas, mesmo tentando sanar todas as minhas dúvidas, ainda sim restaram algumas que ele não soube responder.

Sempre fui uma pessoa muito curiosa e pesquiso a fundo tudo o que tenho dúvida. Gosto de ler e de me informar principalmente sobre os dois lados da "moeda" para então tomar a minha decisão.
Dentro desse mundo masculino, uma das minhas maiores duvidas era sobre circuncisão.



Antes e depois da circuncisao
 











Porque alguns pais optam por fazer-la e outros não? O que isso acarreta para vida da criança e do homem psicologicamente e fisicamente? Porque os Estados Unidos são dos países que mais realizam essa cirurgia eletiva?

Vou ser sincera, nunca me passou pela cabeça submeter meu filho a tal cirurgia. O meu maior medo era o de não estar munida de informações necessárias a ponto de ser coagida por um médico a fazer a cirurgia. Minhas pesquisas começaram antes do meu filho nascer e tomaram proporções maiores com o passar do tempo. Hoje posso me considerar uma "intactivist".
 

Porque pais optam por realizar essa cirurgia nos seus filhos?

Existem várias respostas e nenhuma delas é por falta de amor ao próprio filho. Nós, mães e pais, amamos os nossos filhos e tudo que fazemos é sempre pensando no melhor para eles. Infelizmente, as vezes, por opções culturais, religiosas ou como eu já disse acima por coação, acabamos decidindo pela cirurgia. Muitas vezes, deixando de lado o bom senso ou a famosa intuição materna.

Nos EUA, em 2012, a média de meninos circuncidados, logo após o nascimento, foi de aproximadamente 65 % ano . Essa prática veio perdendo as forças, pesquisas comprovam que em 1981 chegaram a 81% ano, de meninos circuncidados.

A circuncisão é realizada nas primeiras 24 horas de vida do bebê saudável. Antigamente essa prática era tida como algo religioso, entre os Judeus e Mulçumanos. Hoje esse procedimento desnecessário, prejudicial e doloroso foi banalizado. Na grande maioria, a circuncisão é realizada apenas com o intuito de manter a higiene íntima. Os pais acreditam que a retirada do prepúcio ajudará a criança a manter a própria higiene e diminuir os problemas futuros como a fimose e a parafimose.

Como é realizado o procedimento?

O procedimento é feito em uma pequena sala cirúrgica. Apenas 45 % dos casos são utilizados anestésico local ( Lidocaína 1% ). Algumas pesquisas apontam o anestésico como causador de isquemia ou necrose de glande entre outros problemas. Uma pesquisa publicada pela American Academy of Pediatric sobre a não utilização de anestésico diz o seguinte: "quando perguntado aos médicos qual a razão de não se utilizar um anestésico local, a resposta foi: "Os bebes são muito pequenos e não se lembrarão do procedimento no futuro".
 

Esse pequeno grupo de médicos que utilizam de anestésicos o fazem da seguinte forma:

- Bloqueio dos vasos: Uma pequena porção de lidocaína 1% é injetada na base do pênis. Esse anestésico dura de 1 a 2 horas;

- Creme: Anestésico tópico é usado na mucosa e tem um efeito de aproximadamente 30 minutos;

- Açúcar: Um preparado de água destilada com açúcar. Molha-se uma chupeta nessa água e oferece ao bebê enquanto são feitos os procedimentos;

- Acetaminophen ou Paracetamol: Uma pequena parte dessa medicação pode ser dada ao bebê para poder aliviar a dor enquanto é feito o procedimento.

Infelizmente, mesmo com todos esses mecanismos utilizados com o intuito de amenizar a dor da criança, não há estudos que comprovem suas eficácias. Todas as literaturas a respeito descrevem o choro constante durante o ato cirúrgico o que indica sofrimento neonatal e que persistem através de um visível desconforto durante todo o período de cicatrização ( 7 a 10 dias).

 O que a circuncisão causa no psicológico da criança?

O psicólogo e autor do livro "The Hidden Trauma" Ronald Goldman diz o seguinte: "Tenho estudado os efeitos psicológicos da circuncisão. Estes efeitos são geralmente não reconhecido por médicos mas eles são uma parte necessária para avaliar a conveniência da prática. Existem efeitos psicológicos conhecidos e desconhecidos dentro do desenvolvimento neurológico infantil. Pesquisas sobre bebês circuncidados chegam à conclusão de que a circuncisão é traumática. Que resulta em extrema dor e aumentos significativos na freqüência cardíaca e nível de hormônio do estresse, no sangue. Alguns bebês não choram, porque entram em choque com a experiência avassaladora. Anestésicos, se forem utilizados, não eliminam a dor ou o trauma. Mudanças de comportamento a longo prazo e interrupções no vínculo mãe-filho, devido à circuncisão têm sido observados. Uma ressonância magnética mostrou alterações permanentes em cérebro de bebês circuncidados”.

Na fase adulta, em uma pesquisa realizada com 546 homens circuncidados relatou os seguintes efeitos e sentimentos:

- raiva, sentimento de perda, vergonha, sensação de ter sido vítima e mutilados
- baixa auto-estima, medo, desconfiança e tristeza
Muitos deles relatam ter querido ter a chance de escolha."
 

Um recente estudo da British Journal of Urology em 2013, analizou 1059 homens circuncidados e todos relataram diminuição do prazer sexual e menos intensidade de orgasmo. Eles também afirmaram que foi necessário mais esforço para atingir o orgasmo, e uma porcentagem maior deles experimentaram sensações inusitadas (queimação, formigamento, coceira, dormência da glande do pênis).

Este estudo confirma a importância do prepúcio para a sensibilidade do pênis, satisfação sexual e funcionamento do pênis. Além disso, mostra que um percentual maior de homens circuncidados experimentam sensações de desconforto ou dor incomum em comparação com a população não-circuncidados. Antes de circuncisão sem indicação médica, os homens adultos, e os pais, devem considerar a circuncisão dos seus fihos, devem ser informados da importância do prepúcio na sexualidade masculina.

 Complicações Cirúrgicas

- Hemorragia
- Infecção
- Aderências Penianas
- Remoção inadequada de prepúcio
- Fimose secundária
- Edema linfático
- Necrose da glande
- Fístula uretral
- Curvatura peniana
- Estenose do meato
- Complicações anestésicas.
 
 
No Brasil, a circuncisão ou postectomia é mais comum do que se imagina. Normalmente realizada na primeira infância, logo após a tentativa de "rompimento" da fimose fisiológica que acontece por volta dos 3 ou 4 anos de idade. Isso ocorre, muitas vezes, por orientação de alguns profissionais da saúde. A orientação errada de que há necessidade de tracionar a pele do prepúcio, com o intuito de exercitar, causa dor, pode machucar e como consequência do ato uma cicatrização local. Essa cicatrização, chamada de fimose secundária, causa uma diminuição ainda maior do orifício, dificultando a exposição da glande. Forçando a uma cirurgia que, poderia ter sido evitada se não houvesse tido a interferência de outros além da própria criança.

Estudos científicos comprovam que 90% dos recém-nascidos apresentam uma fimose fisiológica ou impossibilidade de retrair completamente o prepúcio. Esse mesmo estudo comprovou que 30% dessas crianças ainda tinham a impossibilidade de retrair o prepúcio entre os 6 e 7 anos e que apenas 1% dessas crianças chegaram a puberdade com fimose.

Isso significa que é completamente normal chegar a primeira infância ainda com a fimose. Esse mesmo estudo explica a importância de se esperar pelo desenvolvimento do pênis e que o acúmulo de secreção epiteliais, as ereções intermitentes e a masturbação na puberdade, propiciam a separação natural entre o prepúcio e a glande.

Tratamento alternativos:

Alguns estudos comprovam que o uso de cremes tópicos como os corticóides (dexametasona) em idade superior a 4-5 anos surtiram bons efeitos. É um tratamento alternativo e que não mostrou efeitos colaterais. É visto como um tratamento seguro e econômico.

 Beijos e ate o próximo post

 

 

31 comentários:

  1. Tamy isso é muito importante, eu também sempre pesquisei ate mesmo para entender melhor já que nos mulheres não somos acostumadas a esse tipo de informação.
    Foi de suma importância essas informações pois o medo de machucar os nossos pequenos e grande.
    Espero que vc poste mais informações sobre isso, já ouvi muitos dizerem que nos mamães temos que massagear a área do pênis para que não tenham fimose, porem não falam o porque ou em que idade e se isso e uma crendice antiga....ainda existem muitas duvidas de muitas mamães sobre esse assunto viu, bjao!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ellen, é realmente importante estar munida de informação hoje em dia. Fico feliz que você seja mais uma mãe preocupada com isso. Quanto a sua pergunta se devemos ou não mexer no pênis. Como eu disse no texto, isso será feito pelo bebê naturalmente. Sem maiores preocupações, sem pressão e principalmente sem machucar. Ninguém deve tocar no pênis do bebê que não seja ele próprio! bjsss

      Excluir
    2. Muitooooooooooooo obrigada por essa informação...uma vez tentei fazer isso e o penis do meu bb sangrou um pouquinho, menos q um furinho de vacina...mas fiquei muito preocupada e nunca mais mexi...ele ta com um ano. Tbm gosto d pesquisar e percebi q os pediatras estão meio a meio...uns dizem qé pra se fazer e outros n alegando q causara a fimose secundária...caso n tenham nascido com fimose...entretanto nunca dizem qn se é pra fazer esses exercicios...Dessa forma o meu bb mesmo com as ereções naturais fará essa massagem, né? Mas ne diga uma coisa, qnd ele tiver maiorzinho entendo, ele mesmo deve fazer essa massagem?

      Excluir
  2. Bem informativo o post, gostei, bem completo! Toda cirurgia só deve ser feita em caso de necessidade mesmo, quando não há outra solução. E somente nesse caso. Aqui chegamos a cogitar, mas não foi necessário, o "problema" foi solucionado espontaneamente.

    Beijos!!!
    #amigacomenta
    http://crisgms.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, fico feliz que o "problema" foi solucionado! bjsss e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Tammy querida, vc fez muito bem em pesquisar e refletir sobre o assunto, porque nào só a da fimose, como outras pequenas cirurgias são banalizadas pelos médicos e feitas muitas vezes sem necessidade. Os meus aqui não precisaram, mas figimos de um médico que queria tirar as amigdalas do meu filho porque ele ia precisar remover as adenoides e queria tirar junto porque "poderia dar problema no futuro", acredita?
    Muito bom seu post e adorei a história da camisinha que vc contou lá nbo blog rs
    beijo
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, quanto mais me aprofundo no mundo materno mais descabelada eu fico! Querer tirar as amidalas para não darem problemas futuros! Gente, socorro! Fez muito bem você de correr pra longe...bjsss

      Excluir
  4. Oi Tamy
    Esse é um assunto que me preocupa muito porque meus dois meninos tem a fimose fisiológica. O primeiro eu acho que me apressei e segui a orientação cirúrgica aos 4 anos. Nunca sofri tanto, apesar de dizerem se tratar de uma cirurgia muito simples. O pós operatório foi muito traumático. Já o segundo eu vou evitar fazer até quando puder.
    E sobre a cirurgia nos recen-nascidos, acho um absurdo e uma ignorância!
    Beijos,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com

    Mãe Superbacana
    www.maesuperbacana.blogspot.com

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Tamy, adorei o post e sou mãe de menino, então imagina né? Também pensei nisso, assim que descobri. Eu não quero ele faça a cirurgia o pediatra também disse que ele não vai precisar, fazemos muita massagem e estou usando uma pomada para ajudar agora, dói muito quando vamos ao pediatra e ele puxa um pouco para ajudar, mas é para o bem dele né?
    adorei o post, vou divulgar na nossa Fan Page tudo bem?
    Beijos Ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho q n pode puxar pra o rapazinho sentir dor n...mas claro n sou medica nem nd.

      Excluir
  6. Oi Tamy,
    Amei o post! Muito completo e útil. Só digo uma coisa: Ainda bem que tenho só meninas!!! Que decisão difícil.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha o post foi muito esclarecedor, sou mãe de menino tbm e sei que esse assunto é bem complicado!
    beijos Pri
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a sua pesquisa. Sou mãe de um meninho tb e me preocupei muito com isso. Uma das primeiras perguntas para o pediatra foi a seguinte: "O que eu faço com o pinto?" Ele disse que não era pra fazer absolutamente nada, só lavar na hora do banho, com cuidado. Nada de exercícios ou qualquer outra coisa.

    bjos
    #amigacomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua Luisa! Conseguiu achar um pediatra consciente. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria. Boa parte das mães precisam usar de outros artifícios para ter informação!
      bjsss

      Excluir
  9. Nós mamães de meninas sempre temos essa dúvida.
    Por aqui vamos aguardar que a pele se solte normalmente.
    Já usamos pomada pra abrir um pouco mais e por enquanto está tudo normal.
    Adorei o post.
    Bjks
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/04/qual-e-idade-idel-para-ir-escola.html
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Tamy, é eu li sobre isso, que ele acaba pegando trauma pela massagem ser errada, eu deixo ele fazer, nunca tive coragem de fazer, e quando vamos a consulta de rotina o pediatra faz.
    Beijos Ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, como eu expliquei no texto e acho que seria interessante, se for de sua vontade, pesquisar mais sobre o assunto. NIGUÉM deve mexer no pênis da criança que não seja ela mesma. Somente a criança, fazendo os próprios exercícios quando chegar a idade/fase, está apta a puxar sem se machucar. bjsss

      Excluir
  11. Adorei o teu post, como sempre vc esclarece muito bem as coisas, sou mãe de manina que também exige os seus cuidados, mas sei que meninos pedem uma atenção especial, infelizmente tem coisas que parece que viram modismo, cabe aos pais pesquisarem, como vc fez, assim evita que cirurgias desnecessárias.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silma, obrigada pela visita. Eu gosto muito de saber a opinião das minhas leitoras, sejam elas mães de meninas ou meninos! Sinta-se a vontade para compartilhar as ideias com suas amigas. Infelizmente, ainda existem muitas duvidas sobre o assunto e quanto mais falarmos sobre isso menos meninos serão submetidos a tais procedimentos. bjsss

      Excluir
  12. Ótimo post. Não sei se é tão traumático assim, mas sou radicalmente contra, a menos que seja extremamente necessário, se fazer essa cirurgia em recém nascidos apenas porque é uma padrão neste ou naquele país. Fiz a cirurgia quando adolescente e não tenho nenhum problema sexual de demorar para o orgasmo ou coisa assim, é claro que é diferente sem dúvida e o fato de ficar com a glande em contato direto com a roupa te faz lembrar de que vc é circuncidado, é chato e sem dúvida era mais confortável antes.

    Adorei o post parabéns.
    Imagebloke

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagebloke, Obrigada pela visita e pelo depoimento! É sem duvida muito valiosa a opinião masculina. Saber que você teria feito diferente, foi indispensável para o desfecho do texto. Tenho certeza que minhas leitoras levarão em consideração sua opinião antes de pensarem em submeter seus filhos a circuncisão! bjsss

      Excluir
  13. Adorei o post! Meu filho tem 11 anos e o médico aconselhou a circucisação agora. Eu sempre fui contra e depois de ler esse post e os comentários estou ainda mais convencida em não fazer. A pele dele descolou toda em torno dos 5 anos e agora voltou a grudar. Levei no médico porque me assustou a quantidade de pele no penis dele (na ponta) mas o medico disse que não é fimose. Mesmo assim ele acha melhor operar. Eu estava quase convencida ate ler os comentários, gostaria de saber a opnião de vcs sobre fazer isso em um menino de 11 anos sem fimose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, obrigada pela visita! Que bom que você procurou se informar antes de realizar um procedimento cirúrgico. Fico muito feliz! Quanto a sua pergunta, eu sou totalmente contra a qualquer cirurgia que envolva fins estéticos em crianças. O pênis aos 11 anos ainda está em fase de formação, provavelmente na puberdade esse excesso de pele terá diminuído. Mesmo porque, pelo seu relato, ele não apresenta fimose. Então, essa cirurgia seria feita despropositadamente. Procure uma segunda opinião, terceira opinião se for o caso. Mas, se mantenha firme em sua decisão e questione sempre o real motivo da cirurgia. Espero ter ajudado. Se necessitar de mais informações por favor me procure! bjsss

      Excluir
    2. Olá Tamy, obrigada pela força! Recentemente levei o Gui a um urologista (até então só tinha ido a pediatra) e ele não vê problemas em não operar ele por enquanto e aguardar mais um pouco. Realmente ele tem a fimose mas não é um caso grave segundo o próprio médico. No final das contas ele recomendou que devo aguardar até o início da puberdade dele, porque depois desta fase ele terá ejaculações e então a exposição completa da cabeça do pênis é necessária para higiene. Achei isso bem coerente, vc concorda?

      Excluir
  14. Bom Dia, tenho 19 anos e não fiz a circuncisão e hoje penso em fazer, a verdade é que depois que comecei a ter relações sexuais meio que tinha vergonha pelo fato da cabeça do pênis ficar "escondida" quando flácido, embora minhas parceiras nunca reclamaram. Pesquisei muito sobre o assunto e parece que pelo fato de ela ficar "escondida" aumenta o prazer durante o sexo e que depois da circuncisão como ele ficará exposto o prazer será menor, mas segundo amigos parece que não é bem assim, para finalizar gostaria de parabenizar o blog e dizer que se tem algum homem assim como eu que pensa nisso, ( a propósito acho errado em crianças porque temos que ter direito de escolha, como no meu caso que eu escolhi), saiba que a decisão é totalmente sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor eu vi um relato de um rapaz q disse q se arrependeu d ter feito e q isso d diminuir o prazer sexual pelo menos nele aconteceu...talvez os amigos seus q disseram q n eram vdd..podem estar mentindo ou foram circuncidados logo na infância ai n sabem dizer o antes e o depois da cirurgia...eu particularmente sou total contra a cirurgia desnecessárias...eu mesma tive meu baby d parto normal ja por causa disso. E por estetica é besteira fazer uma cirurgia dessas...se tuas namoradas n se importam é só vc começar a n se importam tbm.

      Excluir
    2. Igor eu vi um relato de um rapaz q disse q se arrependeu d ter feito e q isso d diminuir o prazer sexual pelo menos nele aconteceu...talvez os amigos seus q disseram q n eram vdd..podem estar mentindo ou foram circuncidados logo na infância ai n sabem dizer o antes e o depois da cirurgia...eu particularmente sou total contra a cirurgia desnecessárias...eu mesma tive meu baby d parto normal ja por causa disso. E por estetica é besteira fazer uma cirurgia dessas...se tuas namoradas n se importam é só vc começar a n se importam tbm.

      Excluir
  15. Opinião Masculina: Li e mostrei aos meus amigos, sabe o que fizemos: Demos risada! Nós achamos isso algo normal. Eu entendo que muitas mães se sintam apavoradas, mas não tem nada demais. Eu e meus amigos agradecemos à Deus por a cirurgia ter ocorrido na infância, pois realmente não nos lembramos de nada e além do mais somos anestesiados e dormimos a cirurgia inteira, e não crescemos com trauma e nem nada do tipo, e em relação à questão da sensibilidade eu e todos os meus amigos achamos isso um tabu (na realidade alguns dos meus amigos que retiraram a fimose mais tarde disseram que dói na penetração e ejaculação com a presença do prepúcio), além da questão de que isso acarreta doenças como: câncer de próstata, infecção urinária e dor/impedimento na urinação e ejaculação (todas elas não ocorrem em todos os casos). Não quero doutrinar ninguém, quero apenas mostrar que a postectomia não é esse "monstro de 7 cabeças.

    ResponderExcluir
  16. Tamy, muito obrigado pelo texto. Concordo q ninguém deve "massagear" o bebê, só isso já é um abuso e causa trauma na criança. Fico muitoo triste de saber q ainda fazem uma cirurgia pra circuncidar um menino de 4 anos! que horror, isso é muito traumático. Ele pode acabar sofrendo a vida inteira por causa dessa bobagem, quando entender o q se passou pode sentir nojo de si e dos pais q apoiaram esse absurdo, pode ter problemas na escola, pra parar num emprego, enfim, merece atenção e respeito dobrados. Essas coisas q envolvem sexo na infância são muito ruins, as consequências se comparam as de um estupro. (Tem homens inclusive q depois de adultos, cessada a revolta, querem forçar os filhos a passarem pelo mesmo procedimento.) Depois de adulto isso não justifica, sei, mas Quanto menos circuncisões, menos circuncisões.
    O importante é mantermos nossas crianças bem consigo mesmas independente de nossos traumas. Sou o Vitor e agradeço por você trazer informação e opinião, adorei o texto, seu filho pode ser muito feliz.

    ResponderExcluir