domingo, 23 de setembro de 2012

Queixas Maternas!

Problemas com amamentação e privação de sono são os principais itens que encabeçam a "infinita" lista de queixas maternas. Quem dera fosse fácil e bebês viessem com manual de instrução e botãozinho liga/desliga. Seria o paraíso na terra!...Como o paraíso na terra não existe, voltemos a realidade! E essa diz que: teoricamente, os bebês estão aptos a dormir toda a noite a partir dos 6 meses de vida. Antes desse "suposto" marco, eles ainda necessitam alimentar-se em intervalos de tempo mais curtos.

E quando o "despertadorzinho" fisiológico do pequeno trabalha bem, papai e mamãe sofrem as famosas noites mal dormidas. Bebês não costumam dormir mais de 3 horas seguidas e tão pouco é conselhável. Principalmente se tratando de recém-nascidos. Um jejum prolongado poderia provocar baixo níveis de glicose no sangue, a famosa hipoglicemia.

Acontece que os recém-nascidos saudáveis fabricam glicose a partir do açúcar e dos nutrientes presentes no colostro, líquido que os seios da mãe produzem antes do leite materno em si. Mais tarde, os bebês produzem glicose a partir do leite materno já maduro.

Quando o nível de glicose no sangue fica abaixo do recomendável, o bebê pode ficar apático, molinho, sonolento, com tremores nas extremidades, e correr o risco de ter convulsões. Se a glicose no sangue ficar baixa por muito tempo, podem ocorrer lesões cerebrais.

Uma das vantagens da amamentação por livre demanda é a de manter os níveis de glicose normais. O bebê mama sempre que solicitar e obtém todo o leite/glicose que precisa. Esse sistema de amamentação ajuda também a manter a produção de leite. Quanto mais o bebê mama (sem restrições) mais a mãe produz.

E quando se trata de amamentação com leite materno, a jornada se torna ainda mais difícil e cansativa, principalmente para mulher. Então, sempre que o filho descansar, a mãe deve descansar também.

A introdução de uma rotina flexível pode ser uma grande aliada ao descanso materno.  Manter horários pré-estabelecidos de alimentação, banho e sono trazem conforto e segurança ao bebê. Essa introdução pode ser feita naturalmente - sem imposições - respeitando sempre a  idade da criança e seu entendimento. A rotina faz com que a criança se acostume com o ritmo da casa. Porém, dificilmente ela irá compreender e se sentir confortável cumprindo tal rotina, se não tiver, nos pais, uma referência de sua importância.

Na minha experiência como mãe, a amamentação por livre demanda e a cama compartilhada funcionam muito bem. Tenho um bebe feliz, sem problemas para dormir e amamentado no peito até hoje. Eu, na medida do possível, me sinto sempre muito disposta as atividades do dia. Encontre o que funciona para sua família. Que seja um método gentil e que todos saem ganhando uma ótima noite de sono!

Beijos e até o próximo post.

Raphael com 4 horas de vida e já dividindo a cama com a mamãe.



14 comentários:

  1. O Ministério da Saúde do Brasil determina como norma o aleitamento materno até o 6ºmês de vida, complementando com outros alimentos a partir desta idade e mantido até o 2º ano de vida ou mais.Ideal para os bebes e excelente para a saúde das mamães.

    ResponderExcluir
  2. Amamentei até 11 meses, porque a pequena não quis mais. Porém, acho que só a amamentaria até 14 meses... respeito a opinião de quem quer amamentar até 2 anos, mas pra mim não funcionaria muito. A cama atualmente é compartilhada, rs... Mas pretendo fazer com que volte a dormir no berço dela...
    Bjocas
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. É isso ai! Legal vc falar da cama compartilhada, ainda um tabu na nossa sociedade. Sou super a favor e aqui em casa funciona muito bem com meu bebê de 4 meses. Beijos Flávia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Tamy, que está conseguindo e se sentindo bem. Tenha a certeza de que está fazendo o melhor pelo seu filho!
    Beijos,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Verdade! Cada mãe encontra o seu jeitinho de fazer as coisas e se funciona bem, eu acho que vale!! Não parece, mas passa tão rápido! Daqui a pouco tudo está mudado, as crianças cresceram...

    Bjs
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. João agora com quase seis meses ainda acorda várias vezes para mamar. Aos poucos está indo pra minha cama, apesar de não cabermos lá os três direito, rere. Às vezes eu resmungo, porque não consigo descansar de dia, são muitas as atividades da dona-de-casa aqui. Mas fico feliz em saber que a livre demanda faz do meu filho um rapazinho forte e saudável. beijo

    #amigacomenta
    www.manumamae.blogspot.com.br
    @emanoellew

    Manu

    ResponderExcluir
  7. Amamentar é tããão maravilhoso que fico com dó de mães que não o fazem por OPÇÃO. Elas que não sabem o que estão perdendo.

    Sobre cama compartilhada, sou suspeita... amo dormir com a neném na minha cama, acho demais :))

    ps. seu blog ficou com uma carinha linda!

    bjs
    Carol
    @ninaensina
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. Meus dois filhos mamaram até 1 ano e seis meses, parece que combinaram!
    Mas cada um teve a sua maneira. O Rodrigo, hj com 13 anos, começou a dormir a noite toda com dois meses e meio. Mamava muito, mas sua última mamada era por volta das 23horas e só acordava por volta das 5 horas da manhã. Um ótimo intervalo. O fato é que eu acordava toda hora para verificar se o pequeno estava bem, kkkkkk super-mãe, ativaaaaar! E detalhe, ele não dormia conosco, detestava, se batia, virava, jogava os pézinhos na gente até eu o colocar no berço dele, 'o mundo do Digo'!
    Já o Arthur...Hoje tem 6. Cesariana. Levantar, amamentar e colocar no berço, é complicado, eu fiz cirurgia de endometriose junto então imagina o bagaço que voltei da maternidade. então. e o Arthur mamava de 3 em 3 horas religiosamente. Acordava na toda e eu mais velha(a diferença de idade dele para o irmão é de 7 anos, o nosso pique não é mais o mesmo), a solução, grande parte da noite na minha cama. Ele começava a dormir na cama dele, mas de madrugada, eu esgotada me rendia e ao invés de colocar ele no berço dele, deixava conosco.
    Acho que a gente se ajusta ao bebê e à nossa realidade. O importante é mesmo o AMAMENTAR!

    Bjinhooo Flor, tenha um mega Final de semana, super abençoado!Xerooo no Bebê!!!
    http://ale-dreams.net/parceria-beauty-color-3-esmaltes-e-3-dicas-para-arrasar/

    ResponderExcluir
  9. Independente de até quantos anos amamentar, de praticar a cama compartilhada ou não, o importante é que todos se sintam bem. A familia e o bebê. Se o bebê dorme bem no bercinho que seja no bercinho, se dorme melhor com papai e mamãe, que seja com o papai e com a mamãe. Alice dorme na nossa cama desde os 5 meses. Até aí dormia sozinha na boa, mas depois vieram os dentinhos e gripes e manhas, coloquei ela pra nossa cama, melhorou bastante e aí fale quem quiser, mas eu amo e de lá ela só sai quando quiser. *.* Beijos Tamy!
    Ah, liiinda foto!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, eu amamentei até os 7 meses porque tive que voltar a trabalhar e a cama compartilhada fui fazer com ela com mais de 1 ano. No segundo filho quero fazer td diferente!!
    bjs
    #amigacomenta
    http://www.soumaeeagora.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que o que funciona bem mesmo é a rotina.

    Tb amamento a minha pequena em livre demanda, apesar de com 4 meses ela já tem uma "rotina", mama de 2 em 2 h de dia e dorme de 10-12h á noite…

    Com os meninos tb foi assim e deu certo tb.

    Bjos
    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net

    ResponderExcluir
  12. Uma dica interessante (de quem amamentou 3...) é ter certeza que o bebê esvaziou completamente pelo menos 1 dos seios durante a mamada. É o chamado "leite de fundo de peito", com mais gordura, que sustenta mais. Com o passar do tempo, ele vai ampliando os intervalos entre as mamadas.
    Também concordo com a Elaina: rotina é muito importante.
    beijo
    Marusia
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. OI Tamy, é difícil mesmo e se os bebÊs viesem com manual iria ajuda muito.
    Aqui a livre demanda e a cama compartilhada surtiram um ótimo resultado.
    E dormir sempre que o bebê dormia também foi o que funcionou melhor.
    Um ótimo post o seu.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seu post!!
    Eu só consegui dormir bem depois que Luna completou 2a e 6m, quando finalmente resolver compartilhar a cama com ela. Hoje ela passeia pela dela e pela nossa cama. Ela sempre foi difícil de dormir. Mesmo mamando à livre demanda, acho que o que atrapalhou foi a falta de rotina! Eu amamentei até 1a e 9m, mas por amamentava mais, porque é bom demais!!!

    Beijão.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir