sábado, 6 de outubro de 2012

Como não enlouquecer uma mãe de primeira viagem

Mãe é um ser impressionável. Mãe de primeira viagem consegue ser 3 vezes mais!

Abaixo segue Onze Mandamentos de como não enlouquecer uma Mãe!

Não perturbe! Mãe tentando exercer sua função

1- Não fale em traumas. Os traumas da vida adulta se devem as razões bem mais complexas que uma simples decisão de uma mãe de primeira viagem. Portanto, ninguém causa "traumas" em bebês  por ser inexperiente. Acho, de uma maldade muito grande, privar a mulher de dar o primeiro banho no seu filho por medo de "traumatizar" a criança. Isso deve ser uma escolha da mulher e não uma imposição.

2- Não dê palpites. Palpite somente quando for solicitado. Do contrário, "boca fechada não entra mosca". Não é porque você é mãe, tia, avó ou bisavó que saberá mais do que a própria mãe do bebê.

3- Não dê festas na casa de uma puérpera. Isso pode parecer piada mas acontece. Tenho uma amiga que a "parentaiada" toda resolveu se reunir e visitar o recém-nascido no mesmo dia. No melhor estilo "Festa de boas vindas". Levaram café da manhã, almoço e foram embora só depois do jantar! Sobrando a bagunça para a pobre da mãe.

4- Deixe para fazer visitas quando a puérpera liberar.  Parece até uma corrida contra o tempo. O bebê acabou de nascer e correm todos para conhecê-lo como se ele não fosse estar ali em 15 ou 20 dias. Se você não for a mãe, sogra ou melhor amiga da recém-mãe, eu aconselho esperar. De tempo para que a mamãe e o recém-nascido se ambientem e se acostumem um com o outro pois é um mundo novo para ambos.

5- Visitas rápidas. Assim que forem liberadas, visitas rápidas são sempre bem vindas. A última coisa que a mulher precisa é receber visitas que se "eternizem" tipo item 3.

6-Não vá doente a casa de um recém-nascido. Se você acabou de ler e se sentiu horrorizada, reprovando quem faz isso, esteja certa de que você faz parte da minoria. A grande parte das pessoas pensa que não há problema nenhum. Para aqueles que acreditam na célebre frase: "Estou doente mas é só não ficar perto do bebê que tá tudo bem", eu simplesmente aconselho ler a respeito de vírus e suas vias de transmissão.

7- Respeite as regras da casa. Tenha "feeling" se ao entrar na casa você se deparar com as pessoas sem sapados. O minimo que se deve fazer é tirar os sapatos. Se a regra da casa é:  lave as mãos antes de pegar o bebê, não vejo motivos para não fazê-lo.

8- Não fale sobre a aparência da Mamãe. Esse deveria ser o primeiro item! Se não for para elogiar melhor ficar calado. Acho melhor não elogiar! Pode surtir efeito contrario. Não conheço ninguém (tirando Cláudia Leite, Angélica e todas as globais) que consiga estar apresentável depois de ter um bebê. Então melhor nem tocar no assunto.

9- Não conte "causos". Dos piores itens citados, esse é o "the best". Sabe aquela pessoa que chega para lhe visitar e conta que a "amiga da tia da visinha perdeu um bebe com a mesma idade do seu". Pois é incrível como as pessoas sempre tem essas histórias para contar.

10- Não fale sobre o bebe se não for para "somar". Comentários do tipo: ele é pequeno, né? ele é magrinho, né? ele é narigudo, né? tudo que termine com "né?" soa péssimo. Então, como diria meu marido, se não for "agregar um valor" saiba sempre que o silêncio é uma virtude.

Última e não menos importante: 

11- Não questione a amamentação. A não ser que você seja uma consultora de aleitamento materno, do contrario, não diga nada. Mulheres que amamentam no peito são cheias de dúvidas e pouco seguras de si. A última coisa que essa mãe precisa é mais uma criatura curiosa, perguntando sobre as mamadas do filho ou se ela tem leite suficiente para doar para a torcida do Corinthians!

Esses foram alguns itens que na minha experiência sei que enlouquecem qualquer mãe. E você tem algum item a acrescentar? Fique a vontade para compartilhar. Vou adorar! Beijos e até o próximo post.







15 comentários:

  1. É isso mesmo, sempre tem um monte de gente querendo "ajudar", e nem sempre isso acontece, "né", e vale lembrar, que as variações de humor da gestante ainda acontece, num momento a mulher ri do nada e no outro está em prantos.Então vamos ter respeito nessa hora,e ajudar quando nos é solicitado ajuda. beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei os mandamentos,são ótemooooos,vamos compartilhar no FB,talvez assim alguém se toque,esse de falar da aparência da mão,no dia seguinte que a minha filha nasceu recebi a visita de uma amiga e o marido,ele muito "gentil" falou:nossa que barrigão tem outro bebê ai dentro,se não tevesse operada teria dado um safanão nele,mas a amiga cuidou disso...outra foi uma "amiga",que olhou p/ mim e disse:eu não te falei que vc ia ficar com barrigão depois de pari,já era a barriguinha...hoje ela me olha e é obrigada a engolir que voltei ao que era antes,eu estava inchada e a lesada não se tocou...hehehehe.Minha vingança é que depois da minha filha voltei ao normal e ela continua gorda sem ter tido filhos ou seja p/ ficar despinguelada não precisar ter tido filhos(humor negro)...rs
    Adorei a cara do blog.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Eu gosto de conselhos, mas detesto que me contem coisas ruins ou tente dizer que o que eu faço é/está errado!! Uma vez uma se meteu e eu dei um fora! Minha filha chorava na fila do supermercado querendo colo e eu procurando cartão na bolsa pra pagar a conta e um mulher: "Tadinha, ela só quer colo. Dá logo colinho pra ela. Sei bem como é, eu já criei 3!" Eu disse: "Criou 3? Parabéns! Então me deixa criar a minha!" Ela ficou tão sem graça que calou a boca! rs

    Beijão.
    @_maejestade
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Tudo verdade!!

    Beijos,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Essa besteira da festa eu mesma fiz... :P Quando meu primeiro filho nasceu, teve visita em hospital, vista em casa e ainda teve festa dias depois (ele nasceu dias antes do meu aniversário, aí tive a ideia de gênio de comemorar tudo junto). Resultado: fiquei exausta, estava com dor da cirurgia e passei a maior parte do tempo no quarto, com ele, rs.
    Nos dois seguintes, nem visita em hospital eu quis, só em casa e com hora marcada, kkkk.
    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. ótimo!!!!!!!
    tudo perfeito!!!!

    e incrível como falta sensibilidade no povo, né?

    "ajudar" mãe de primeira viagem, muitas vezes, pode ser ficando em silêncio... rsss

    Depois que tive a Nina, aprendi muita coisa sobre a etiqueta materna... vou divulgar suas dicas...

    beijos!

    Carol
    @ninaensina
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Nossa menina! Você acertou na mosca. Eu passei por praticamente todos os itens ali e concordo em tudo, kkkk. Acrescento sim: não vá visitar no hospital, principalmente assim que o bebê nasce. A gente tá exausta, com uma camisola aberta nas costas e que para amamentar nos deixa totalmente nua, com sangue jorrando pelas pernas e totalmente sem condições de receber a parentiada! rerere.

    Beijoooo


    Manu
    #amigacomenta
    @emanoellew
    www.manumamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Kkkkk....adorei......muito bom......a gente tinha que colar na porta do quarto do bebe.....amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. A mais pura verdade. O pior que a gente só se dá conta dessas questões quando viramos mãe. Eu mesma já fiz várias dessas coisas com as amigas, que me perdoem. Depois que o Nico nasceu tenho mais juízo.hehe..
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo em looping a parte da "festa de boas vindas". Senhor!!!Olha, eu tenho a acrescentar 2 itens: perfume e pulseiras+anéis cortantes. As pessoas não percebem como isso pode incomodar. O Joaquim nunca foi alérgico, ainda bem, mas cheiros fortes não são legais e pulseiras + anel não combina com bebezinhos, né?
    bjs
    Fabi
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. hahahaha bem isso mesmo!!

    É incrível a quantidade de gente sem semancol que existe por aí, pior ainda, a quantidade de outras MÃES q simplesmente esquecem que ja passaram por isso tudo! Afão!!! :P

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  12. Muito bom...ri muito!!hehehehe.... são algumas regrinhas que só aprendemos quando temos filhos, né? Porque antes de ter filhos, devo confessar que cometemos algumas gfes, ne? tiirando a festinha..todas os outros aconteceram comigo....muito bom! Parabéns...bjs Camila Mamãe Viver Bem Bom
    http://viverbembom.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. Tammy adorei é bem por ai mesmo, me vi entre várias regrinhas, não tinha habito de visitar as pessoas logo nos primeiro dias, depois da gravidez dos gêmeos ai que deixo passar mesmo vários dias (risos). Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Tamyyyyyyyyyy relembrei de todo o meu pós-partooo! Vou imprimir bem grande e pregar na casa dos parentes do marido! Fizerem tudo desse jeitinho. Da festa aos palpites. Se eu não morri naqueles dias, com certeza eu não morro mais tão cedo viu! Faltou o numero 12 que é falando sobre como não colocar manha em um bebê de 10 dias e o numero 13 dizendo como é pra gente vestir o bebê direito porque a avó fazia assim... Aaaaaaaaaaafffff que raiva. Juro que no próximo filho eu não aviso a ninguem que nasceu. Só com uns 2 meses depois. Juro!

    ResponderExcluir
  15. Perfeito, Tamy. Incrível como lendo tudo isso parece até uma piada, mas o incrível é que acontece todo dia - e muitos destes mandamentos aconteceram comigo e com minhas amigas. Os "causos" de maternidade são o que há no quesito mau gosto, isto sem contar é claro as visitinhas invermináveis e os comentários sobre a mãe e o bebê. Muito bom, tomara que sirva pras pessoas se mancarem e mudarem de atitude com relação ao relacionamento com mamães recém-paridas.

    ResponderExcluir